Brasil perde um super campeão! Morre Éder Jofre, o maior pugilista brasileiro de todos os tempos

Foto Reprodução/

O boxe brasileiro se despediu de sua lenda. Morreu neste domingo (02) aos 86 anos, o ex-pugilista Éder Jofre, campeão mundial dos pesos-galo e pesos-pena, entre os anos 60 e 70. A morte foi confirmada pela família, mas a causa não foi revelada.

A conceituada revista The Ring, dos Estados Unidos considerou Éder, conhecido como “O Galo de Ouro”, como um dos melhores pugilistas de todos os tempos, em edição publicada em 2002.

Único brasileiro a ocupar o Hall da Fama do Boxe, Éder foi considerado, pela The Ring, o melhor pugilista da década de 60.

Durante muitos anos, ele foi atleta do São Paulo Futebol Clube, agremiação da qual era ferrenho torcedor.

Em homenagem feita em 2014, em Las Vegas, Éder recebeu do (Conselho Mundial de Boxe) o título de maior peso galo da história.

Naquela noite, em que ele foi representado pelo seu tio, ex-pugilista e técnico, Ralph Zumbano, estavam presentes ex-pugilistas renomados como Mike Tyson, Evander Holyfield, Floyd Mayweather, Sugar Ray Leonard e Julio Cesar Chavez.

As conquistas de Jofre, filho do argentino José Aristides Jofre, o”Kid Jofre”, que foi seu técnico e a quem admirava com devoção, o levaram a se tornar um dos ícones do esporte brasileiro.

Os anos 60 no Brasil eram também os tempos de Aero Willys, das franjas, da Jovem Guarda. De Pelé, Garrincha, do galã Gylmar, da Bossa Nova. Da tenista campeã Maria Esther Bueno e suas saias inovadoras. De Éder Jofre, que, como se dizia na época, “abafava”.

Éder ainda teve tempo de se emplogar no lançamento do filme sobre sua trajetóra, “10 Segundos para Vencer”, em 2018. E sempre procurava se exercitar em academias.

Em meio a lapsos de memória, as lembranças o faziam se reerguer sempre. Até o fim, Éder nunca desistiu de lutar. Contra as tristezas, contra as perdas, contra o esquecimento. E, assim como em sua carreira, terminou como vencedor, sem jamais ter sido nocauteado.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment